Eu sou ruim de Jhin. Muito ruim. Eu tento jogar com o Jhin, mas eu nunca tenho balas, nunca tenho mana porque não tenho balas e sempre estou preso debaixo da torre tentando farmar. Amo o conceito do campeão, pra mim é o melhor já feito pela Riot, mas sempre que tento jogar com ele, me vejo com 5 adversários na minha cara ou fora de alcance para causar dano. Mas eu quero jogar de Jhin, quero muito aprender a me posicionar, aprender a acertar as skillshots dele e saber buildar certo em situações específicas.
Por isso eu preciso da ajuda de vocês.

PROJETO: Main Jhin

Desde que comecei a jogar LoL, sempre gostei de jogar com Tanques. Sempre joguei no Topo, na Selva e ocasionalmente de Suporte quando os tanques são meta, porém o modo Sobrecarga e as novas skins PROJETO me chamaram a atenção. Já que meu objetivo no LoL sempre foi não deixar o atirador inimigo jogar, eu agora estou pagando por cada ultimate do Sion que acertei. Jogar de Atirador é algo totalmente diferente, você tem alguém que cuida exclusivamente de você por 15~20 minutos e mesmo assim a lane é pior do que jogar contra Pantheon. Você ataca de longe, mas dar um passo pra pegar aquele minion parece que vai te custar 100 de HP. Seu caminho de build parece ser extremamente simples, mas mesmo assim sempre tenho a impressão de que estou comprando o pior item possível.
Enfim, eu sinto que voltei a ser bronze.

O Atirador que escolhi aprender primeiro é o Jhin. Eu já tenho Maestria 5 de persistência com ele, porém não faço ideia de como ele realmente deve ser jogado. Eu escolhi ele por vários motivos, o design dele é praticamente perfeito, ele tem um kit único, e na nova skin dele, ele usa o casaco do Officer K.
Para termos uma ideia de como o Jhin está atualmente, aqui vão as estatísticas dele:
%
Win rate
#5 Entre os ADCs
%
Pick rate
#1 Entre os ADCs
%
Ban rate
#59 no geral
Como vocês podem me ajudar

Como eu disse no post de introdução desse blog, eu quero fazer algo bem interativo, então, deixem nos comentários: Dicas, guias, streams, vídeos, builds e runas para eu conseguir aprender a jogar com esse campeão.
De verdade, qualquer fonte de informação já ajuda, eu sou extremamente leigo na posição de atirador e quero poder aprender melhor com a ajuda de vocês.
Não estou me importando com seu elo, tenho certeza de que se você for bronze e main ADC, você já é muito melhor do que eu e tem algo positivo para passar. Ah, material em inglês também é bem-vindo, preciso treinar meu inglês e isso com certeza vai ajudar :B

Obrigado por lerem esse post!
Daqui a algum tempo, trago um update de como vou estar me saindo com o Jhin!

PROJETO: Título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam eget dui at nisl tristique cursus. Ut turpis odio, commodo vel volutpat ac, blandit sed mauris. Proin euismod lectus ac urna accumsan, at egestas tellus dignissim. Phasellus consectetur velit quis odio porttitor vulputate. In et elit eget nunc placerat sagittis. Duis sodales est nisl, sit amet lacinia dolor tempor quis. Duis tincidunt rutrum tellus, et faucibus orci luctus id. Aenean varius arcu et commodo rhoncus. Vestibulum mattis lobortis ligula, nec vehicula augue malesuada non. Nulla facilisi. Etiam egestas ultrices mauris et eleifend. Cras non augue placerat, mollis libero ac, varius justo. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae;

  • Edu

    Colhedor de essência é o item mais forte pro Jhin já que ele tem critico, recupera mana e ainda te da cdr, item core.

    Jhin é ótimo com suportes mais defensivos e q deem Buffs como Lulu, Janna e Nami tente coordenar seu 4º hit com os shields e buffs de mov. speed delas.

    Organizar os minions pra você acertar aquele “q” com o max damage no inimigo pode parecer difícil mas sempre vale a pena tentar, causa muito dano e você ainda farma tudo.

    Sempre jogue as traps na sua lane, tente nunca deixar elas disponíveis spammar elas é ótimo pra você tentar acertar seu W de surpresa.

    A ult dele não precisa ser usada só pra matar alguém. Iniciar uma fight com ela e logo depois partir pro tiro é muito bom, você expulsa a maioria dos inimigos e ganha vantagem de posição com seu time dando follow.

    Mov. speed é muito bom pra ele, eu recomendo muito você usar a runa de precisão que te da mov. speed quando ataca, ela é muito forte pro Jhin, ainda mais agora que foi buffado e cura ainda mais quando você da um crítico!

    Isto é o pouco que tenho noção de Jhin, não sou acostumado a jogar com ele e falho bastante nas mecânicas, porém acredito que isso vai te ajudar 😀

    Boa sorte na sua jornada, e quem quer sempre alcança! Li seu post e escrevi isso escutando Vivaldi obrigado pela recomendação o/

    • Obrigado pelo comentário vai ajudar demaaaaaaaais

  • Lucas Lanzoni

    Eu não sou o melhor Jhin do mundo, mas sou main adc e acho que pelo menos da pra tentar ajudar. Jhin é um adc que eu considero complexo, mas não difícil, sua mêcanica de 4 tiros é extremamente bem pensada, junto com todo o kit, ele não perde muita de sua utilidade no late game, mas também não vira um monstro como a Jinx ou a Vayne.
    O principal de Jhin é saber intercalar seu dano entre seus ataques básicos e suas habilidades. Ele é um dos unicos adcs que causam grande parte do seu dano em habilidades, principalmente nas fases de rota. Porém cuidado, isso também significa que ele gasta mais mana que o normal, saber o momento certo de usar as habilidades é importantíssimo, vou deixar em uma ordem para ficar mais fácil de explicar.

    – Ele é um adc sem mobilidade, então ficar proximo do sup é sempre importante.

    – Não procure gastar tanta mana nos níveis iniciais, você consegue farmar fácilmente usando apenas seus ataques básicos.

    – Sempre que quiser pokear, tente utilizar o Q para matar minions e dar mais dano. ( é quase como a MF )

    Buildar com esse personagem sempre foi estranho, o meta sempre muda, mas sempre se varia de jogo para jogo. Buildar itens de crítico e velocidade de ataque são essenciais, já que é isso que “alimenta” sua passiva. A letalidade, também ajuda, mas perdeu bastante força com as mudanças. Ele definitivamente não precisa de roubo de vida na build, as runas fazem isso por você. Seus itens principais vão sempre ser:

    – Gume do Infinito, sempre deve estar na build, aumenta o dano da passiva, e da Ult também :0.

    – Colhedor de Essência, opcional, mas eu sempre gosto de fazer, recupera mana, e o CD extra ajuda demaaaais.

    – Statikk ( ou Canhão, mas eu não me dou bem com esse item )

    – Dançarina Fantasma, MOVE SPEED AAAAAAAH

    – Botinha é sempre opcional, eu gosto das Grevas de Berserker pra ganhar aquele dano e move speed extra na
    passiva

    – Youmuu’s , sempre te ajuda a dar aquela corridinha quando é necessario. Runas é mais fácil, mas eu vou deixar as fotos ali embaixo com tudo certinho pra ajudar.

    “Cometa Arcano” e Jhin é um combo sensacional, ajuda demais na lane fase e é ótima para jogos curtos, que não vão querer se estender para o late game, já que o “Cometa Arcano” cai demais com o tempo de jogo, e não é muito útil nos jogos grandes.
    Ultimamente “Agilidade nos Pés” está sendo maravilhoso, ela te ajuda a correr mais ( a principal coisa do Virtuoso ), garante um sustain maravilhoso na Lane, e não cai no Late Game, já que nesse ponto do jogo você vai estar mais rápido que um Master Yi ultado por uma Sivir.

    Eu acho que o mais importante é isso, boa sorte com o Virtuoso, ele é maravilhoso. Obrigado por leer tudo isso ( não vou falar nada mas eu queria escrever bem mais )

    “Eles são fantoches, eu movo as mãos e eles… Dançam” – Jhin, O Virtuoso.

  • Matthew Theco

    Oi, eu adoro jhin, mesmo tendo pouco tempo pra jogar lol, alem de ser um adc muito divertido, uso ele mid, pois, parece o antigo master ap mid, usa o Q nos 3 minions magos, e salta pro inimigo. O W dele, é bem forte, pois muitos nao esperam por ele, sempre q tenho o W estou usando, principalmente se tiver uma morgana sup, assim que ela usar o W (poça) ja prendo ele, pra que ela acerte o Q mais facil,Boa escolha e seu post ira me ajudar muito tambem! Felicidades pra gente! HEHEHE

  • Kris Shiki

    Jhin tb é um dos meus mains e meu champ preferido, infelizmente n tive tempo de pegar a m7 com ele, to travado na m5.
    Como eu costumo jogar ele:
    Eu foco mais no farm, vc tem só 4 balas e é difícil trocar na lane se o seu supp for meio lerdo. Nunca troque de alvo no meio da luta, a não ser que alguém com o hp baixo passe no seu range e vc esteja com a 4º bala carregada, ela dá mt dano em tá com o hp baixo.
    Costumo guardar o Q pra usar entre o tempo de carregamento da arma, pra manter o dano constante. Aprender a dar last hit com essa skill é fundamental pra farmar e pra pokear o inimigo tranquilamente, o ideal é sempre matar 3 casters e fazer com que o quarto pulo atinja seu inimigo, é muito dano free.
    Aprender a acertar o W é essencial, o boost de movspeed que vc recebe é o mesmo da passiva da Whisper e isso te ajuda a dar chase e escapar dos inimigos. Sua mov speed, suas traps e seu flash são os únicos scapes q vc tem com o Jhin, ele é MUITO imóvel.
    Acertar W a distância tb é uma otima ferramenta pra irritar na lane ou ajudar a iniciar uma fight com alguém fora de posição e ficar de boas (o W dele tem o maior range de uma skill básica do jogo todo). Aprenda o timing da marca que seus inimigos recebem, usar o W na hora errada pode te custar caro.
    As traps servem pra controlar as bushes e te dar visão. Stackar uma em cima da outra e acertar o seu inimigo com o W enquanto ele está em cima das suas lótus é muito divertido :4 no mais, aprenda a usá-las pra planejar sua rota de fuga de ante mão e quando for lutar em algum lugar em que as pessoas ficam amontoadas, tente executar alguem rápido, por causa da passiva, pra dar slow e dano em área.
    O ultimate vc tem que acertar. É dificil, mas essencial pra orquestrar a morte dos inimigos. Com ela vc pode iniciar fights a uma distância tranquila, tb dá pra checar dragon e baron de boa. O quarto tirobé uma delicia, acerte-o custe o que custar. Nao gaste suas balas da ult a toa, se ver q n vai acertar mais ngm, cancele.
    Itens que eu geralmente uso: Essence Reaver, Rapid Firecannon, swift boots/merc boots, IE, bloodthirster e o ultimo depende da situação do jogo.
    Com as runas novas, jogar com o cometa é bem legal 😀 nao tive tempo de jogar certinho com ele pq o cosplay dele toma mt tempo.
    Se eu falei besteira me corrijam pfvr, como disse eu to um tempo ser jogar.
    Boa sorte com o Jhin, vc verá o que é beleza de verdade e descobrirá que a sua vida n tinha valor antes dele. <4

  • Kris Shiki

    P.S.: Tenta procurar vídeos do Sneaky da Cloud 9 jogando com o Jhin. 😀

  • Gabriel Matos

    Olha, Jhin foi um adc que me cativou muito durante a última temporada, se tornou meu main e o campeão com o maior número de maestria e partidas que tenho, logo, acho que consigo passar algo positivo da minha experiência com ele. Pensando em seu limite de 4 munições que a riot planejou, eles devem ser fatais a quem recebe o dano e por isso minha build com ele sempre leva de 50%-70% de crítico em partidas sérias, itens como: Gume do Infinito(item core), Canhão fumegante(não curto mas estou usando mais ultimamente), Faca de Satikk(sim, fica bom e eu quase sempre faço hahaha) e Colhedor de Essência(bom para quem gasta muita mana enquanto não tem um controle bom dela) e até 100% de crítico quando estou só para me divertir(acredite, da muito dano mas não recomendo que faça até ter uma ótima percepção de jogo com ele). Jhin como sendo um campeão de mobilidade limitada, é viável fazer itens de velocidade de movimento alta como “Botas da Rapidez” e itens de críticos para ele receber mais velocidade quando crita, graças a passiva de Sussurro. Para incrementar seu dano, recomendo e muito que use “Pressione o Ataque” com ele pois depois de atingir a marca o inimigo recebe 12% a mais de dano do seu próximo ataque, então imagine que você ativou a marca com os três primeros hits e o 4º vai dar dano crítico com o 12% a mais de dano, é tudo que precisa pra tirar o adc inimigo da lane ou executar algum carry. Recomendo que jogue com jhin sempre que tiver um suporte de controle de grupo(Leona e Thresh são ótimos parceiros) e que sempre fique distante nas lutas mesmo que você só ataque o tanker, seu dano é imenso e fatal então com os itens certos(mata gigantes ou chamado do carrasco) você derrete qualquer um. Pelo menos comigo, Jhin serve como um adc para botar pressão e quase nunca sofro em lane jogando com ele, tente dominar a lane zoneando a dupla inimiga com seu 4ºhit e executando as tropas de magos com o “Granada Dançante” para que no 4º pulo dela tire muita vida do oponente. Pra finalizar, tente combar usando todas as auas skills antes do 4º hit porque ele da mais dano baseado na vida perdida do alvo, algo que também comba com “Pressione o Ataque” e “Golpe de Misericórdia”, espero ter ajudado e que o texto não fique cansativo de ler. Bons Jogos, Franky!

    Runa que lhe indico:
    Precisão
    Pressione o ataque
    Triunfo – Muito bom para te manter por mais tempo em lutas e gold extra.
    Lenda: Tenacidade – Por sua mobilidade ser debilitada, essa runa te ajuda muito contra slows ja que in game você nao tem muito que recorrer nisso em itens, diferente de “Lenda: Espontaneidade”.
    Golpe de Misericórdia – Te traz uma maior chance de de abates.
    Feitiçaria
    Chapéu mítico ou ManaFlow – Dependendo da sua nessecidade, usar a ultimate com mais frequência ou ter um uso de mana melhor e pokear mais os inimigos em lane fase, m esses dois são uma ótima opção para Jhin.(eu uso o manaflow ja que acabar com o jogo na lanefase é quase sempre meu objetivo)
    Tempestade Crescente – Talento core para Jhin ja que aumenta seu Dano de Ataque e Poder de Habilidade conforme o tempo do jogo passa, combando assim com outras skills que escalam com AP e te provendo um Dano de Ataque enorme no Late Game.