IVERN
INTRODUÇÃO

A minha primeira partida de Ivern foi a partida mais triste da minha vida.

Eu nunca sofri tanto com um Campeão nesse jogo colorido, mas o Ivern tem algo especial demais, um estilo de jogo que você não consegue com nenhum outro Campeão e é isso que eu quero passar nesse post.
Se você pretende começar a jogar com o Ivern, espero que eu consiga te ajudar a entender melhor as mecânicas do campeão e como o Ivern deve ser jogado.
Ivern foi o campeão que mais joguei durante a Temporada 2017, porém sempre existe algo para aprender, então se você percebeu algo que faltou por aqui, por favor deixe seu Feedback! Fora isso, espero que goste do post!

O PAI DO VERDE

Não é só o Gameplay do Ivern que é divertido, a história do Espinhoso também é sensacional. Recomendo muito vocês lerem a sua Biografia que mostra como ele passou de Ivern, o Cruel para o melhor amigo da Margarida quando ele invadiu Ionia com seu exército. E também seu Conto, que narra Ivern usando suas habilidades antes de ele ir monitorar as eleições para o rei das vitórias-régias.
Enfim, se você não é acostumado a ler as histórias do Universo de League, o Ivern é um bom ponto para começar.

HEY! PARECE QUE VOCÊ ESTÁ NO MOBILE

Esse post foi feito para ser visto em um Desktop então algumas imagens e textos podem parecer estranhos e fora de posição. Mas não se preocupe! Você não vai perder nada do conteúdo dele, e se você quiser ver como o site aparece no computador, clique aqui para abrir o post em forma de imagem (12 MB!!).

INTRODUÇÃO

A minha primeira partida de Ivern foi a partida mais triste da minha vida.

Eu nunca sofri tanto com um Campeão nesse jogo colorido, mas o Ivern tem algo especial demais, um estilo de jogo que você não consegue com nenhum outro Campeão e é isso que eu quero passar nesse post.
Se você pretende começar a jogar com o Ivern, espero que eu consiga te ajudar a entender melhor as mecânicas do campeão e como o Ivern deve ser jogado.
Ivern foi o campeão que mais joguei durante a Temporada 2017, porém sempre existe algo para aprender, então se você percebeu algo que faltou por aqui, por favor deixe seu Feedback! Fora isso, espero que goste do post!

O PAI DO VERDE

Não é só o Gameplay do Ivern que é divertido, a história do Espinhoso também é sensacional. Recomendo muito vocês lerem a sua Biografia que mostra como ele passou de Ivern, o Cruel para o melhor amigo da Margarida quando ele invadiu Ionia com seu exército. E também seu Conto, que narra Ivern usando suas habilidades antes de ele ir monitorar as eleições para o rei das vitórias-régias.
Enfim, se você não é acostumado a ler as histórias do Universo de League, o Ivern é um bom ponto para começar.

DENTRO DO RIFT

Ivern ocupa a posição de Caçador Libertador da Selva, porém ao contrário dos outros campeões da mesma posição, Ivern não causa dano aos monstros e sua principal função é ajudar o seu time. Isso significa que se você gosta de fazer jogadas a um milhão de ações por segundo e pegar vários abates, o Ivern provavelmente não é o Campeão pra você.
Apesar de ser um suporte, não jogue com o Ivern na rota inferior, pode até funcionar, porém você vai sofrer mais que o necessário para fazer ele ser bem aproveitado. Ah, e se você gosta da posição de suporte porém nunca se deu bem na selva, ele é um ótimo campeão para você aprender a jogar por lá.

Uma das maiores dificuldades que você vai encontrar jogando com o Ivern, é quais Runas utilizar, qual a melhor Rota na Selva, como se comportar no Mid/Late Game e quais itens buildar. Vou cobrir esses tópicos separadamente e tentar não focar muito nos detalhes de suas habilidades, já que são bem diretas, com exceção da Formação de Arbustos onde você consegue diferentes usabilidades em diferentes situações.

PRÉ-JOGO

Quando você pensa em Runas para o Ivern, Invocar Aery e Guardião são as primeiras opções que podem vir a sua cabeça, porém, pessoalmente não gosto muito do caminho da Feitiçaria como caminho principal para o Ivern, então Guardião passa a ser a melhor opção entre as duas.
Com o caminho da Determinação, o Ivern fica um pouco mais robusto e consegue dar suporte melhor aos seus companheiros de equipe. Em sua Árvore Secundária, você pode ir um pouco mais agressivo com Feitiçaria, ou com utilidade com a Árvore da Inspiração.

Porém nenhuma dessas duas é a minha favorita. A que mais gostei de jogar com o Ivern, foi escolhendo o Livro de Feitiços Deslacrado na Árvore de Inspiração. Dificilmente você vai trocar seu Golpear, algumas vezes você vai trocar o Flash por Exaustão, porém o 25% de RTR nos Feitiços que você consegue são muuuuito bons para o Ivern, principalmente porque a frequência em que você invade a selva inimiga aumenta muito.

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ROTAS DA SELVA

Essa é a parte mais difícil para quem está começando a jogar com o Ivern. Você pode começar em qualquer lugar do mapa, não precisa de leash nenhum, e o counter-jungle do Ivern é impecável, por isso no seu lançamento muitos começavam sempre no buff inimigo.

Devido a essas características do Campeão, a sua rota na selva é bem diferente, e a selva do inimigo nos primeiros níveis são bem mais protegidas. O caminho que acredito ser ideal para o Ivern é o que você vê no vídeo a seguir.
Sempre começo no lado superior do mapa, preparo um dos campos normais + buff e invado o buff do meu adversário. Então eu volto para minha selva, coleto os campos e procuro por oportunidades de gank, se não existir, vou para o meu outro lado da selva.

FAQ
Por que começar do lado superior?

A maioria dos Caçadores começam sempre do lado inferior do mapa para ter leash da sua bot lane, a chance deles não estarem lá em cima quando você roubar o buff deles é muito maior.

Por que não roubar o buff deles direto?

Você pode começar direto no buff do inimigo, porém a maioria das vezes ele está sendo protegido Você também tira mais proveito da cura do smite + efeito do buff se não estiver com vida/mana cheia.

E se me invadirem?

É importante você pedir para seu time proteger o seu buff do lado inferior, se você tiver conhecimento de que estão te invadindo, você ainda consegue ficar com 2 buffs no começo do jogo.

AMIGO DA FLORESTA
Rota alternativa

Dificilmente você terá problemas com a rota acima, porém, se estiver com receio de invadir você pode ficar apenas na sua selva fazendo o caminho abaixo. Após ele, você pode procurar gank/counter-gank, pegar controle do rio ou ir base.

Dica na hora de invadir

Quando você jogar o Encantador de Raízes (Q), você ganha visão do monstro e não causa dano. Analise a vida dele. Se ele estiver com vida cheia, ninguém está lá lutando contra o campo, o que significa que é tranquilo você reativar a habilidade.

Cuidado ao lutar na selva

Ivern já é um dos piores Campeões para você lutar no 1v1 e você ainda sempre está em desvantagem na selva por não conseguir utilizar o Golpear nos monstros para recuperar vida sem antes utilizar sua passiva, então tome cuidado ao invadir ou até mesmo quando estiver andando por sua selva preparando campos.

Voltando pra base

Você pode utilizar o Golpear enquanto estiver dando Recall. Então prepare seu campo, e comece a canalizar seu Recall quando seu Golpear estiver com 7 segundos de tempo de recarga.
Como o Recall dura 8 segundos, você tem 1 segundo de garantia para coletar o campo antes de aparecer na base.

ITENS

Não complete o item da jungle.
FIM.

Mas sério, você é um suporte, então você vai fazer os itens de suporte. Dano e Golpear colorido não vão fazer a diferença para o Ivern pois você nunca vai agressivar sozinho.
Você ainda vai começar com o para a regeneração de mana e experiência extra nos campos, porém não existe necessidade de ir além dele, o Ivern se beneficia no máximo do por causa das sentinelas mas ainda assim, você vai acabar vendendo o item mais mais tarde e perder dinheiro. Compre que vale mais a pena.

Um item que vem crescendo em popularidade, não só no Ivern, mas em outros Caçadores que causam dano mágico é o . A passiva do item não entra em tempo de recarga quando você está farmando a selva, ele adiciona um ótimo dano extra com sua passiva, é um item muito eficiente pelo seu custo e seus fantasminhas ajudam muito em picks no mid/late game.
Porém não saia fechando ele de primeira! Acredito ser melhor você fechar sua bota para a redução no tempo de recarga do Golpear, logo em seguida o e o .
Até aqui a build é bem padrão e vai se repetir em quase todos seus jogos. Depois disso você já começa a pensar se deve fechar o ou ou se perguntando "Eu preciso de mais dano/pegar inimigos fora de posição?" e "As lutas duram o suficiente para a Redenção ativar, ou preciso do escudo na hora devido aos bursts?".

ITENS SITUACIONAIS

JURAMENTO DO CAVALHEIRO

Coloquei o Juramento aqui nos itens situacionais, mas é ele que você vai acabar pegando de último item na maioria das vezes. É um bom ítem para você ajudar ainda mais seu carry, e a armadura, vida e RTR são sempre bem vindos no late game.

BOTAS DA MOBILIDADE

Com a Runa Livro de Feitiços Deslacrado, você 90% das vezes vai querer ir com as Botas da Lucidez, mas se seu estilo de jogo é andar bastante pelo mapa, dar visão para o seu time e counterar o gank do inimigo, pegue essa bota.

TURÍBULO ARDENTE

Dificilmente vejo nas builds do Ivern após o nerf, mas ainda assim, se seu atirador está carregando seu time e você precisa ter certeza de que ele consiga fazer esse trabalho, o Turíbulo é uma boa idéia.

CADINHO DE MIKAEL

Substitui o Graal de Athene quando o time inimigo tem bastante Controle de Grupo e você vai se beneficiar mais da Regeneração de mana do que do Poder de Habilidade. Bom item, porém é mais fácil dar suporte com o Graal já que a passiva dele é mais direta.

CONVERGÊNCIA DE ZEKE

Quase nunca vejo esse item no Ivern, porém alguns jogadores de outros servidores gostam de buildar o Zeke quando você precisa ficar mais tanque, já que a passiva dele é bem de suporte.

MID E LATE GAME

Aqui você se torna uma Janna, só que muito mais legal.

Procure sempre ficar atrás do seu time, dando escudos e criando espaço para seus aliados com o Encantador de Raízes (Q) e a Margarida! (R). Não tente ficar pegando sempre alguém fora de posição, você é mais valioso dando suporte para seus aliados.

Use a Formação de Arbustos (W) para ter vantagem na visão, mas cuidado, os inimigos também podem se esconder neles após alguns segundos e isso pode acabar atrapalhando seu time.
Apesar de não esconder os monstros épicos, seus arbustos fecham o covil deles e com uma simples Sentinela de Controle, você nega muita visão ao adversário.

A Margarida vive por muito tempo e possui um tempo de recarga muito baixo no Late Game, não tenha medo de utilizar ela para pressão, apenas tome cuidado para não deixar ela morrer antes de começar a luta.

Um bom Ivern morre poucas vezes na partida já que você dificilmente vai dar as caras pro adversário bater e sim mandar a Margarida fazer esse trabalho por você. Seu trabalho é ficar dando peel para os aliados e fazer com que seu time fique vivo a maior quantidade de tempo possível, então sempre preste bem atenção no seu posicionamento.

DICAS EM GERAL
Ivern não é um campeão difícil, a parte mais difícil dele vem da sua passiva/rota de selva (que já falamos bastante sobre).
Nessa parte do post quero dar algumas dicas de como utilizar as habilidades dele e de algumas situações que podem ser de grande vantagem seu time com um Ivern. Também queria que ela fosse uma parte onde fosse atualizada com certa frequência, então se você tiver alguma dica maneira com o Ivern, por favor me mande!

AMIGO DA FLORESTA

  • A conjuração da passiva só é interrompida quando alguém atingir o Ivern, o que tilta alguns adversários que começam a bater no monstro e te deixa roubar o campo (é sério, acontece).
  • Quando você está conjurando a passiva, o monstro "trava" então, ele não vai fugir e começar a recuperar vida se estiver sem paciência. Assim você impede que alguns campos seus terminem de ser roubados.
  • Se o monstro grande estiver faltando, Ivern liberta o resto do campo sem custo de mana/vida instantaneamente.
  • Ivern pega apenas o ouro/experiência do Krug grande e médio (Os dois que já estão lá) quando limpa o campo.

ENCANTADOR DE RAÍZES

  • Talvez a habilidade mais lenta do jogo. É mais fácil de acertar quando você está fora de visão, quando estão correndo na sua direção, ou quando está mais próximo.
  • Se a Margarida estiver no alcance da habilidade quando você acertar um alvo, ela vai voar automaticamente para ele.
  • Concede visão e não causa dano na selva (exceto monstros épicos), então quando for invadir sem visão, jogue a habilidade no monstro. Quando acertar, verifique a vida do campo, se estiver com vida cheia, não tem ninguém lá lutando com ele.

FORMAÇÃO DE ARBUSTOS

  • Ivern ganha alcance e dano dentro de qualquer arbusto (Efeito ainda dura um pouco ao sair deles), que também se aplica em torres.
  • Alt+W colocará um arbusto bem em cima de você, mas se você estiver indo em direção a um alvo, coloque ele um pouco na sua frente para a passiva ativar.
  • O arbusto é maior perto de paredes e de outros arbustos então se colocado corretamente, você tampa uma rota inteira apenas com 2 arbustos.

SEMENTE ENGATILHADA

  • A Margarida é a maior aliada dessa habilidade, coloque muitas sementes nela e lute a distância.
  • Aprenda a usar Alt+E para ter a Semente em você sempre que precisar.
  • Essa habilidade não interrompe o movimento do Ivern.
  • Procure usar essa habilidade em quem consegue chegar perto do alvo rapidamente para dar engage em lutas.
  • É a habilidade que você vai focar primeiro.

MARGARIDA!

  • A Margarida possui velocidade de movimento extra quando é invocada.
  • Você consegue jogar a Margarida através das paredes se estiver bem próximo do terreno.
  • Ela dança junto com você.